Educomunicando

Qual a diferença entre bloggers e influencers?

Hoje, com a evolução das redes sociais e constante transformação de costumes e hábitos dentro da web, a blogger (blogueira profissional, que tem blog) não mais se restringe a plataforma em si, mas atua nas mais diversas ferramentas e aplicativos que estiverem com representatividade no momento na cena web. Sendo assim caracterizaremos como bloggers de comportamento feminino como mulheres que encaram esse conjunto de redes sociais e/ou plataforma blog como atividade profissional, de atualização frequente, e que tenham como público alvo mulheres das mais diversas classes sociais e estilos.

Camila Coelho – Camila Coutinho – Helena Bordon – Thássia Naves

Blogueiro é uma profissão séria, existem milhares de pessoas no mundo inteiro que vivem melhor, ganham mais, e tem mais prazer na sua profissão  que simplesmente são blogueiros ou blogueiras mundo afora.

Existem blogs famosos de esportes, comédia, e se formos ver o do mundo digital e tecnologias e afins então, a lista só cresce.

Existem blogs que tratam de coisas rotineiras, como o esmalte do dia, existem outros que discutem as razões do universo, mas, independente do que você escreva, um blogger tem dedicação, deveria ter também estudo pra saber do que está falando, tempo dedicado, e tudo mais.

Além disso, bloggers e todos os seus derivados (gurus, digital influencers, trend setters, etc) são o futuro da comunicação. Esse tipo de plataforma tem revolucionado o mundo da publicidade de uma forma nunca vista antes.

O digital influencer diz respeito aquela pessoa que pode não assumir o blog como uma profissão principal, mas que por N motivos acaba tendo representatividade nas suas redes sociais gerando influência dentro de seus seguidores, e por isso acaba sendo usado digitalmente para indicar produtos, serviços, ou ideais, e vira o rosto de marcas de pequeno a médio porte.

Digital Influencers de Campina Grande – Paraíba

Esta categoria muitas vezes nasce do lazer, de forma espontânea, ainda sem muito esforço o Instagram ou o Snapchat daquela persona ganha destaque e repercussão.

A blogger, que muitas vezes é confundida com a blogueira, na verdade também difere desta última, isso porque customou-se usar o termo blogueira ainda quando essa profissão se restringia ao blog enquanto site em si. A expressão blogger surge em contraponto ao tempo influencer e é usado para designar a pessoa que trabalha com a seriedade e o comprometimento de produtividade da blogueira, mas que consegue trabalhar nas mais diversas plataformas.

Toda blogger assume também o papel de digital influencer, mas nem todo influencer assume o papel de blogger, visto que este último assume a função de produção de conteúdo informativo e diversificado.

A guru, é um termo atribuído à blogueira que atua principalmente no Youtube, no ramo da beleza, enquanto a vlogger, apesar de ter foco na mesma rede social compartilha (posta ou carrega) vídeos de rotina

E assim temos por definição esses três ramos de execução dentro da Internet que geram fonte de renda: a blogger, a influencer e a guru.

Essa definição foi criada por mim como resultado de uma longa pesquisa, pra quem não sabe eu sou da área da Comunicação Social, e dedico meu estudo sempre que possível ao campo da Internet.

E você? É o que? Influencer? Blogger ou Guru?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s