Educomunicando / O blog

Blog é modinha?

Primeiro precisamos entender o que é modinha. Algumas tendências, seja elas de moda, de comportamento, de comunicação, sociais, enfim, tudo que pode ser reproduzido dentro da comunidade, acabam tendo um momento de BOOM.

E isso não tem nada de pejorativo como alguns pensam.

Ter blog é uma coisa que qualquer pessoa pode ter? Sim, qualquer serumaninho feliz (ou não) pode ter seu blog, suas redes sociais, e usar a vontade. Isso faz de alguém blogueiro?

Na verdade não. Blogueiro é uma profissão séria, existem milhares de pessoas no mundo inteiro que vivem melhor, ganham mais, e tem mais prazer na sua profissão do que você, que simplesmente são blogueiros ou blogueiras mundo afora.

Blog é coisa de mulherzinha?

Na verdade não, existem blogs famosos de esportes, comédia, e se for ver o do mundo digital e tecnologias e afins então, a lista só cresce.

Ah mas você é blogueira só pra ganhar coisa de graça (o que mais escuto)?

Não, de novo, mais uma vez, novamente, não. É bom ganhar coisa de graça? Claro! Já ganhei? Já sim. Muitas vezes? Não. Porque na verdade o que pra um olhar desatento parece uma “coisa de graça” na verdade é um reconhecimento por um trabalho prestado. O que gera dúvidas no público é porque muitas vezes esse “trabalho” pode ser um post ou um vídeo bem repercutido, uma presença num evento, ou o mais comum, reconhecimento pela influência que aquel@ blogger tem no seu público.

Assim aquilo pode e deve ser mostrado ao mundo como retorno pelo “gift”.

É como uma comissão que você recebe quando é vendedor ou uma bonificação por uma tarefa bem executada. Existem empresas especializadas em mensurar o nível de retorno que bloggers podem dar, existem as networks que são tipo agências de modelos, só que em vez de modelos os bloggers.

Ah mas tudo isso é muito fútil!

Eu vou ter que dizer novamente que não. Existem blogs que tratam de coisas rotineiras, como o esmalte do dia, existem outros que discutem as razões do universo, mas independente do que você escreva um blogger tem dedicação, deveria ter também estudo pra saber do que está falando, tempo dedicado, e tudo mais.

Além disso, bloggers e todos os seus derivados (gurus, digital influencers, trend setters, etc) são o futuro da comunicação. Esse tipo de plataforma tem revolucionado o mundo da publicidade de uma forma nunca vista antes.

Agora todo mundo pode ser quem quiser (pelo menos na internet), se identificar com ídolos cada mais diferentes, sem precisar só assistir o mesmo canal de tv todos os dias vendo a mesma modelo nas mesmas capas de revista. É o ápice da segmentação. Todo mundo pode ser um ídolo de alguém.

Eles podem, e vão mudar o mundo, uma rede de cada vez.

Sim, meu nome é Uyara Vasconcelos, e eu sou blogueira desde 2010 (on and off).

banner conheca meu canal

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s