Notícias / Saúde

Novembro: Farsa ou Conscientização?

Eu ia ser repetitiva demais se eu dissesse “nossa como o ano passou rápido”. Mas gente já estamos em novembro! Tudo passou voando, quantas coisas lindas tem acontecido, e eu espero que você não tenha deixado grandes oportunidades passarem.

É incrível o que a gente pode fazer com um bocado de dedicação, o fator tempo até atrapalha, mas vão-se os anéis ficam os dedos né isso.

O novembro além de muito peso na consciência porque o fim de ano chegou, trás também um momento muito importante para todos, é um período de conscientização assim como o Outubro Rosa, que visa esclarecer e ensinar aos homens que todo cuidado é pouco.

Geralmente os homens são os que mais temem idas ao médico, e por ter medo acabam não cuidando tão bem da saúde. Mas a conscientização salva vidas. Assim como no caso do Outubro Rosa, no Novembro Azul busca-se mostrar que a prevenção e o diagnóstico precoce pode salvar vidas do câncer.

No Novembro Azul a conscientização é acerca do Câncer de Próstata, e a importância do exame preventivo, que ainda gera muita polêmica.

aspasApesar do apoio de várias entidades não governamentais, o movimento, em especial no seu aspecto relacionado ao câncer de próstata, é repudiado pelo Ministério da Saúde brasileiroe pelo Instituto Nional do Câncer (INCa), devido à ausência de indicações científicas para a realização do rastreio. Outras entidades que se colocam contra esta atividade são a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), o United States Preventive Services Task Force, o Canadian Task Force on Preventive Health Care e o United Kingdom National Screening Comittee. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

De toda forma, independente da sua idade ou necessidade, vamos levar a sério os cuidados com a saúde, e ter sempre em mente que é melhor prevenir do que ser pego de surpresa. 😉

banner conheca meu canal

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s