O blog / Tudo que você precisa

Como criar um blog – mão na massa!

  

Hoje, um mês exato após a reestruração do blog, estamos seguindo um novo plano de metas que transformei em dicas pra quem quer começar.

O primeiro mês foi para entender o que iremos fazer, tipo um pré projeto.

Mas e agora?

​Agora que você já entendeu o que é o seu blog, e como lidar com ele, vamos a parte que você deve ter mais dificuldades, como construir um blog? É simples!

​Você já tem um nome, seu tema, e indiretamente seu público alvo. Agora faltam:

​- Domínio

​- Servidor

​- Hospedagem

​- Tempo a dedicar

​- Amador Versus Profissional

​- Mídia Kit

​- Parcerias

​- Produção de Material

​- Guru No Youtube

​- Terminologia Própria

​O que é domínio? Na internet domínio refere-se ao endereço dado para um site, por exemplo: o domínio do site facebook é http://www.facebook.com. Pois é o endereço raiz. Mesmo que existam outros endereços acessados ao longo da navegação como http://www.facebook.com/uyaravasconcelos só há um domínio.

​Ao criar um blog gratuito, você não escolhe livremente o domínio que seu blog terá, se você criar no blogspost por exemplo, ficará http://www.NOMEDOSEUBLOG.blogspot.com ou http://www.NOMEDOSEUBLOG.wordpress.com caso seja no wordpress.

​Blogs que tenham interesse em ultrapassar o amadorismo precisam ter pelo menos um domínio próprio, ou seja http://www.NOMEDOSEUBLOG.com ou http://www.NOMEDOSEUBLOG.com.br.

​Para isso é precisa fazer cadastro, solicitar e comprar o seu domínio, o processo varia de acordo com a plataforma de hospedagem que você escolheu.

​A hospedagem é o servidor onde ficará alocado seu trabalho. Tudo que você posta precisa ficar salvo em algum lugar, ou seja, na hospedagem. Existem hospedagem gratuitas como o blogspot, e hospedagem gratuitas que possibilitam vantagens sob pagamento, como o wordpress, que eu particularmente recomendo muito.

​Então agora que você já tem seu nome, primeiro deve acessar o http://www.wordpress.com fazer seu cadastro e criar seu blog com o domínio gratuito, pra começar.

​O wordpress possui algumas limitações de customização na área gratuita, mas ainda assim é um dos melhores. Com paciência a gente pega a prática.

​Crie seu blog e comece a customizar o layout, as cores, escolher dentre os modelos. Como você já tem um nome precisa de montagens e fotos pra customizá-lo.

​Atividade do dia? Crie seu blog gratuito na hospedagem escolhida, e monte banner de título e pelo menos 5 fotos suas como blogueira que se encaixem na temática abordada. No layout é preferível que você evite usar fotos com direitos autorais.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s