O blog / Tudo que você precisa

Como criar um blog – pré produção

 
Hoje faz uma semana que o blog foi re-criado. Ou criado oficialmente. E prometi dar dicas pra vocês. Hoje a primeira reflexão é sobre a fase de pre-produção do blog.

O que você precisa pensar primeiro??

 

Decidi criar um blog e não sei por onde começar ?!

​Ter um blog é uma excelente dinâmica e uma grande forma de aprendizado. Por mais especialista que o blogueiro seja acerca de um tema, com certeza ao produzir seu blog ele vai aprender mais do que ensinar. Se exercita as mais diversas habilidades.

​Você pode começar um blog somente sobre um assunto específico, mas vai acabar tendo que se virar em mil pra aprender tudo sobre temas ligados ao ponto central. Por exemplo, você pode fazer um blog sobre ARROZ, mas você precisa abordar tudo que pode estar direta ou indiretamente ligado à ARROZ, afinal, você precisa ser completo, precisa sanar dúvidas.

​Se você deixa seu leitor com dúvidas, ou dá informações incompletas, a primeira coisa que ele vai fazer é procurar tais informações em outro blog, e quando encontrar, eu garanto, ele não voltará mais a visitar o seu blog.

​Leitores precisam se sentir motivados a visitar seu blog, então, além de dominar bem todos os temas relacionados ao gênero do seu blog, você precisa mantê-lo sempre atualizado.

​Você pode escrever bem, fazer posts completos e ótimos de se ler, mas se o seu leitor voltar ao seu blog várias vezes e não encontrar textos novos, um dia ele para de voltar.

​Ter temas novos pra atualizar sempre não é fácil, principalmente quando seu blog é muito específico, como blogs fit, blogs de artesanato, blogs de automóveis. 
Então uma dica boa pra solucionar esse problema é sempre dividir em categorias os posts. Por exemplo: Você pode fazer um post muito completo sobre X assunto, porém além de textos muito longos geralmente serem cansativos, afinal na internet todo mundo quer tudo muito rápido e dinâmico você pode dividir em vários subtítulos, fazendo vários posts.

​Tomando como exemplo um blog fit: você pode querer fazer um post sobre como perder a barriga. Em um texto muito completo você pode facilmente esclarecer todas as dúvidas. Mas por que não dividir em digamos, “mitos sobre como perder a barriga”, “alimentos que queimam gordura localizada”, “como se exercitar corretamente”, para então voltar ao tema central “como perder a barriguinha”. É muito simples.

​Então delimite sobre o que será seu blog, tente escrever um parágrafo ou dois explicando sobre o que você vai falar. 
Se você tivesse uma chance de atingir seu público alvo, o que explicaria pra ele sobre o seu blog? Tendo esses pontos gerais em mente, estamos prontos pra colocar a mão na massa!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s